Tireoidectomia

Oi pessoas,


Hoje vim falar sobre Tireoide, o que é, pra que serve e dá para viver sem?
Tireoide é uma glândula em forma de borboleta, que fica na parte debaixo do pescoço. É uma das maiores glândulas do corpo humano e pesa aproximadamente de 15 a 25 gramas (no adulto).


A tireoide produz hormônios que controlam a velocidade do metabolismo do corpo, influencia do desenvolvimento do corpo e atividades do sistema nervoso. Se produz hormônios demais a pessoa fica mais nervosa, hiperativa e perde peso, se produz de menos a pessoa fica mais lenta, sente-se mais cansada e engorda.

Em 2013, quando fui  em uma consulta no ginecologista, porque minha menstruação não estava vindo há algum tempo eu fui ver se estava tudo bem. O médico ele olhou pra mim e disse você tem um nódulo na tireoide, pensei nossa como assim, nunca reparei nada  e estava visível para o médico.

Ele me pediu exames de hormônios e ultrassom da tireoide, os exames de sangue não deram nenhuma alteração hormonal, mas o ultrassom realmente mostrou um nódulo na tireoide do lado direito. Fui encaminhada para o endocrinologista, que pediu uma PAAF (Punção aspirativa por agulha fina), o resultado foi inconclusivo, então a médica na época pediu para dar um tempo antes de realizar de novo.

Depois de 1 ano repeti todos os exames, os de sangue continuaram normais e agora tinha nódulos dos dois lados da tireoide, mas uma vez realizei a PAAF o nódulo esquerdo deu benigno e o direito ainda inconclusivo.

Em 2015 tornei a repetir os exames, agora o exame de sangue deu uma alteração na função da tireoide, o hipotiroidismo, comecei a tomar o levotiroxina 50 mcg, (remédio esse que terei que tomar o resto da vida) e a PAAF continuava com o nódulo do lado direito inconclusivo.

Já em 2016 depois de mostrar todos as ultrassons e PAAFs para o médico, ele me pediu uma nova PAAF que deu o mesmo resultado,inconclusivo, mas observando os ultrassons antigos percebeu que esse nódulo do lado direito havia crescido, e resolveu me encaminhar para fazer cirurgia.

Fui encaminhada para o Instituto do câncer Dr. Arnaldo, que fica aqui em São Paulo, lá o médico que me atendeu confirmou a necessidade da cirurgia pelo tamanho dos nódulos e já me passou os exames pré operatórios. Quando os exames ficaram prontos já foi marcada a cirurgia, tudo muito rápido e tudo pelo SUS.

Fiz a cirurgia em 17/06/2016 foi tranquilo, acordei com um dreno, com muito frio (normal para quem recebe anestesia geral) acordei super bem, não fiquei sonolenta como em outra cirurgia para retirada da vesícula que fiz há 12 anos atrás e nem tinha tomado anestesia geral. 

Não fiquei rouca e não senti formigamento ou câimbras  como a médica informou que poderia acontecer. Fiquei um dia no hospital e no outro já tive alta, já sai  sem o dreno e com receita da levotiroxina de 100 mcg o dobro que eu tomava, e que vou ter que tomar pelo resto da vida, uma vez que estou sem tireoide,e do sigmatriol (cálcio) para tomar durante um mês. 

O pescoço ficou um tempo inchado, não senti dor em momento algum, e não tive câimbras ou formigamentos e nenhum problema na voz. No começo era um pouco incomodo para dormir, porque, não achava posição confortável.

Fiquei 21 dias com esses "pontos falsos" foram dados dois pontos um do lado e outro do outro. No dia da consulta tirei esses "pontos" eles cortaram os dois pontos e puxam, no meu caso o meu organismo já tinha absorvidos algumas partes. Já tinha saído o resultado da biopsia e Graças a Deus deu benigno. O médico pediu para fazer exame de sangue 3 meses para ajustar a dose da levotiroxina.


Faz dois meses que fiz a cirurgia, já não tem mais nenhum inchaço, a cicatriz está bem avermelhada ainda, o médico disse que ainda vai clarear que a cicatrização demora mesmo, as vezes coça um pouco. Muitas pessoas falam do tamanho da cicatriz, acham grande, eu tirei a tireoide inteira os dois lados, pois tinha nódulos dos dois lados, eu já imagina que iria ser desse tamanho.

Vou começar usar a pomada kelo cote, uma amiga me indicou e várias pessoas também, pesquisei na internet e realmente as pessoas que usaram deu um resultado muito positivo a cicatriz ficou quase imperceptível.

Estou me sentindo bem, só ando muito esquecida ahahaha, o medico disse que pode sera falta de hormônio, que será ajustado se precisar, no próximo exame de sangue.

Vá ao médico e peça todos os exames mesmo, sem medo, mesmo que não esteja sentindo nada. Se não fosse o médico ginecologista que falei no começo talvez eu nunca saberia desse problema de tireoide, porque não tinha nenhum sintoma, quer dizer eu tinha, mas achava que era normal.

É muito importante  ir ao médico e fazer exames regularmente!

Até a próxima.




Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário